terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

AVIAÇÃO CIVIL – IDADE É UM PROBLEMA NA AVIAÇÃO?



Muita gente tem dúvidas quanto  questão de idade na aviação, estou velho?

Esta pergunta não existe apenas na aviação, mas sim em todas as profissões, pois existe o velho de idade, o velho de cabeça (mental) ou o velho...velho mesmo!!

É muito difícil para nós definirmos o velho e o novo, mas com certeza sempre achei melhor estar com alguém mais velho (experiente) ao lado do que um mais novo.

Bom , para se ter uma ideia da questão da idade, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) trata nas da seguinte forma a questão de idade ou dá uma ligeira ajuda!

A idade mínima para se obter o Certificado de Capacidade Física (CCF) para PC, PCH, PP-IFR,PP, PPH PPlan, PBL é de 18 anos.

Para Pilotos PLA e PLAH é de 21 anos.

Para Pilotos de Recreio ou Piloto Desportista é de 18 anos e para MV, CMO, OEE é de 18 anos.

As idades acima são para o CCF , no caso idades mínimas, mas no caso da Validades desse mesmo Certificado você já pode ter uma ideia se você é novo ou já ta meio velho... ou velho mesmo... Vamos combinar “mais experientes”.

Então vamos dar uma olhada nessas validades:
As validades dos Certificados de Capacidade Física devem obedecer aos seguintes prazos:

12 meses para Piloto de Linha Aérea, Piloto Comercial e Piloto privado com habilitação técnica IFR que não tenha completado 40 anos de idade;
 
06 meses para Piloto de Linha Aérea, Piloto Comercial e Piloto Privado com habilitação técnica IFR a partir de 40 anos de idade;
24 meses para Piloto Privado que não tenha completado 40 anos de idade;
12 meses para Piloto Privado entre 40 anos e 60 anos de idade;
06 meses para Piloto Privado a partir de 60 anos de idade;
12 meses para Mecânico de Voo, Comissário de Bordo, e Operador de Equipamentos Especiais;
Piloto de recreio e Piloto Desportista:
até 39 anos de idade – 3 anos;
 de 40 a 59 anos – 2 anos;
de 60 a 69 anos – 1 ano;
 a partir de 70 anos – 6 meses.
 À critério da Junta de Saúde,
Traduzindo, você pode voar acima dos 70 anos de idade sem problemas, apenas o tempo entre as inspeções de saúde vão ficando menores, não existe o NÃO APTO acima de “tal” idade.
Mas caso você queira ingressar em uma Companhia Aérea (TAM, GOL, AZUL etc), você terá que seguir as restrições que algumas delas impõe, mas deve-se atentar para um fato importante: se estiver na crise NÃO tem vaga para novos ou velhos!!, neste caso vale a lei da oferta e procura.
O que acho que você deve fazer? Estar sempre preparado, com suas carteiras em dia e não ficar impondo restrições a você mesmo.
Vá a luta...
Bons Voos....