sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

AVIAÇÃO CIVIL – O VOO POR INSTRUMENTOS (IFR)


Tem um curso na aviação que não tem meio termo, é o voo por instrumentos, pois este aqui você sabe ou não sabe! Não tem meio termo!

Mas o voo IFR não é um bicho de 7 cabeças, requer estudo e aplicação, pois você passa do voo visual, onde você “enxerga” onde esta voando, para um voo totalmente baseado nos instrumentos.
Confiar nos instrumentos tipo...você achar que esta voando reto e nivelado e o instrumento te “mostrar” ou mesmo indicar diferente , pode acreditar, o diferente está acontecendo.

Como dizem... o voo por instrumentos muitas vezes faz você ter que lutar contra seus instintos.

O principal instrumento do voo por instrumentos é o horizonte artificial, ele que vai passar informações de como você esta voando... ou seja...como estão as asas (niveladas ou não) se esta com o nariz baixo ou alto.

Ao todo serão 4 instrumentos básicos de orientação no voo por instrumentos (IFR).

O ADF – para saber onde ficam as estações de NDB;

O VOR – para saber em que radial de uma estação VOR você estará;

O DME – mede a sua distância até a estação sintonizada.

Todas essas siglas até você chegar a fazer o curso de voo por instrumentos  você com certeza já vai dominar, pois fazem parte dos termos técnicos da aviação.

Além desses ainda tem o ILS para que você possa fazer um pouso de precisão, mais fique com os instrumentos aí de cima, que para início está bem.

Existem outros equipamentos para voar em aeronaves mais novas ou mesmo as que estão atualizando seus painéis, mas as exigências básicas de instrumentos são as que citei. O que muda muito também no voo por instrumentos (IFR), as cartas de voo, as chamadas cartas IFR para procedimentos de subida, aproximação, entrada na terminal e pouso.

Existem no Brasil as cartas da Jeppesen e as do DECEA, sempre atualizadas e sem problemas para o voo IFR, o que você vai precisar é saber interpretar essas cartas, bem diferentes das cartas de voo visual, mas com a prática você chega lá...e não se esqueça das horas de simulador, muito importante quando se fala em voo por instrumentos (IFR).

Nos Aeroclubes, a hora do simulador está em torno de R$ 120,00 reais em pacotes de 10 horas, você pagará uma diferença de uns R$ 20,00 reais a mais para horas avulsas.

Bom Curso...


Bons Voos....