quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PILOTO PRIVADO – ESTUDANDO DA MANEIRA CORRETA

PILOTO PRIVADO – ESTUDANDO DA MANEIRA CORRETA

Muitos candidatos a pilotos perguntam como estudar da maneira correta, ou mais precisamente, quais são os livros para se estudar.

Quando  você ingressa no Aeroclube, normalmente você já recebe a lista com o material didático a comprar e muitos ficam na dúvida... será este mesmo o melhor material?

Sim, durante anos e anos este tipo de material didático que o Aeroclube indica é o “padrão” para que você estude, mesmo porque a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC),  baseia-se nesses livros para as provas.

Normalmente para facilitar ao aluno ou mesmo para o Aeroclube as lojas que vendem este material já fazem um kit padrão para o futuro Piloto Privado.

E quais são os livros padrão:

Navegação Visual e Estimada – Do Professor Titus Ross – este é o livro mais conhecido e o mais utilizado no Curso de Piloto Privado há muitos anos. 

Aerodinâmica e Teoria de Voo – Outro livro imbatível há muitos anos é o do Jorge Homa, linguagem simples e bem fácil de entender para iniciantes – o livro laranjinha.

Aeronaves e Motores e Conhecimentos Técnicos – Outro livro do Jorge Homa, muito bom e de simples entendimento – o livro verdinho.

Regulamentos de Tráfego Aéreo – Voo Visual – Do Plínio Junior – Também muito simples e de fácil entendimento.

Meteorologia – Do Darcy Banci, livri também bastante completo.

O grande problema que o aluno pode encontrar é quanto aos termos técnicos utilizados na aviação, mas os livros (material didático) mudaram muito com o tempo, hoje o aluno tem fotos, explicações mais detalhadas do que esta sendo estudo e, claro ajuda sempre do professor.

Normalmente o kit compõe também 01 computador de voo (régua), caderneta de voo.

O computador de voo é sempre utilizado o E6B Jeppesen de metal, bastante útil para as navegações além do transferidor circular com cursor, sempre é bom também ter a régua, de preferência aquelas que acompanham o kit, a mais conhecida é a Molegata, pelo menos em outras épocas...

Posso comprar mais material didático, tipo aqueles CDs, os chamados Livros Eletrônicos, neste caso se puder compre, pois é um “reforço” bastante interessante e que acredito vale o investimento, sendo que esses livros eletrônicos podem ser comprados por matérias e utilizados no computador.

Posso comprar também um Flight Simulator? Claro, tudo o que puder comprar para ajudar no seu estudo tem que ser visto como um investimento, mas aos poucos, senão você pode querer fazer tudo de uma vez e ai... já viu né, não dá muito certo pois cada um deles você vai ter que estudar e explorar ao máximo, no início prefiro os CDs  ou Livros Eletrônicos, pois serão de maior utilidade.

Ah...uma boa dica: livro de coletânea de provas...sempre ajuda!

Para dúvidas, utilize o formulário de contato sempre ao final dos “post”.

Bons Estudos...

Bons Voos









Nenhum comentário:

Postar um comentário