terça-feira, 6 de dezembro de 2016

AVIAÇÃO MILITAR – ROMPIDA A BARREIRA DO SOM

AVIAÇÃO MILITAR – ROMPIDA A BARREIRA DO SOM

Um dia de fevereiro na década de 50, o famoso grupo Acrobático americano The Thunderbirds estava nos céus do Brasil, eram conhecidos como os SabreJets, comandados pelo então Major Charles Yeager, campeão mundial de velocidade.

Ele e sua equipe de pilotos romperam a barreira do som e provocaram o espantoso estrondo sônico na Base Aérea do Galeão, exatamente as 11H 8m e 40 seg.


Os aviões iniciaram a rolagem para o eixo da pista e desta forma os 3 F-80 decolaram para se mostrar ao público.

Quando o SabreJets, a 50.000 mil pés de altitude mergulhou para 35.000 mil pés  formando ondas de choque no ar.

A equipe de pilotos era formada pelo Major Charles Yeager – Primeiro piloto a ultrapassar a barreira do som e detentor do recorde de 2.640 km  por hora.


Também fazia parte da equipe o Major R.C. Catledvge ( líder dos Thunderbirds), piloto responsável por todas as manobras aéreas do quarteto acrobático mais famoso do mundo, incorporado à USAF.

Capitão R.F. Maccornick, também pertencente ao Thunderbirds e ainda os dois irmãos Capitão C.C. Papillo e C.A. Papillo, irmãos gêmeos, todos dos Thunderbirds.

Num show aéreo no Brasil, naquela época, mostraram o que viria a ser uma coisa normal anos depois, a luta desde décadas passadas, da busca pela quebra da barreira do som.

A equipe formada em 1.953, realizou sua primeira apresentação Oficial no dia 7 de julho do mesmo ano, inicialmente contava com 3 aviões e depois uma quarta aeronave foi anexada.

Atualmente voa com aeronaves F-16 C/D Fighting Falcon e esta baseada em Nellis, Nevada – EUA.


Existem filmes que contam a história dessa “vontade e determinação” de pilotos que tentavam a qualquer custo entrar para a história.

Mas isto é uma outra “dica de filme”.


Bons Voos...........