quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

COMO SE TORNAR UM PILOTO DESPORTIVO -(CPD)

COMO SE TORNAR UM PILOTO DESPORTIVO -(CPD)
O Curso de Piloto Desportivo (CPD) para quem não pretende ingressar de cabeça na aviação civil ou quer mesmo voar nos fins de semana como um lazer é uma boa pedida.
Este curso forma Pilotos para voar em ultraleves nas imediações do seu Aeroclube ou Aeródromo, sendo um curso com menos exigências que o Curso de Piloto Privado (bem menos), mas nem por isso deixa de ser seguro.
Este é considerado o primeiro degrau para quem entra no mundo da Aviação Desportiva, após ele você poderá optar por fazer o Curso de Piloto de Recreio (CPR) que falarei num próximo “post”.

Para ser um Piloto Desportivo ou piloto de ultraleves, você precisa ter um Certificado Médico para Pilotar Ultraleves (CMPU)  ou se você já for Piloto Privado o seu Certificado de Capacidade Física (CCF) também é válido.
Além disso, você precisa fazer um curso com as seguintes matérias: Teoria de voo, regulamentos de tráfego aéreo, conhecimentos técnicos e motores, meteorologia, navegação e segurança de voo, todas as matérias do Piloto Privado, leve a serio, pois todas elas são importantes.
O Curso é ministrado nas próprias escolas e ao mesmo temo, fará as aulas práticas com manobras num total de 35 horas. 

O custo de se tornar um Piloto Desportivo é muito mais baixo que um Piloto Privado (PP) pois você terá o Custo de consulta com o médico + Inscrição na Associação Brasileira de Ultraleves (ABUL) + Curso Teórico + Material Didático + Taxas de Exame e Admissão de Carteiras + Horas de Voo.
Em uma conta rápida esses custos somam R$ 3.000,00 mais horas de voo.
Para que vai voar nos finais de semana e ainda conta com a possibilidade de compra do seu ultraleve...
Geralmente este tipo de aeronave é um ultraleve, pode ser um Flyer com motor Rotax – bem conhecido na aviação, com 100 hp de potência e velocidade 120 mph e dois lugares.
Geralmente que faz este curso, pensa em comprar seu próprio ultraleve para voos de fim de semana.
O CPD (Certificado de Piloto Desportivo) você não poderá se afastar mais do que 40 Km do seu local de decolagem e deve sempre pousar no mesmo local onde decolou
Muito bom para um fim de semana....

Bons Voos.................