quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

AVIAÇÃO CIVIL - PILOTO REBOCADOR DE FAIXAS (RBF)

PILOTO REBOCADOR DE FAIXAS (RBF)

Um “ramo” na aviação civil pouco conhecido, é o de Piloto Rebocador de Faixas (RBF), tem aeroclubes onde existe este curso, trata-se de um curso como uma extensão, ou mesmo para ganhar experiência na área após o brevet.
Foto: Internet

Preocupado em “juntar” horas, o piloto pode ser Instrutor (INVA), mas aí vai fazer isso após 200 horas de voo ou ser Piloto Rebocador de Planadores ou mesmo Piloto Rebocador de Faixas.
Normalmente este tipo de pilotagem é mais conhecido em áreas litorâneas, onde existem empresas especializadas, no interior hoje são mais difíceis.

A empresa que faz esse tipo de serviço, precisa ter homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Ministério da Aeronáutica.
Foto: Internet

A aeronave precisa ter o Código SAE (Serviço Aéreo Especializado), adesivado junto à fuselagem.
Normalmente uma empresa dessas, tem funcionários próprios e também manutenção própria.
As faixas aéreas são um interessante marketing para as empresas, pois quando o avião esta sobrevoando a praias, dificilmente tem interferência de outros veículos de propaganda.

Tem ainda uma cobertura geográfica grande, deste modo o ideal é em dias de movimento intenso na praia, como feriados e fins de ano.
Foto: Internet

Esse tipo de aeronave, pode se vista no Litoral Norte de São Paulo e Rio de Janeiro.

O trabalho de  Piloto Rebocador de Faixas é visto como um “bico”, geralmente é realizada por pilotos que já tenham o  Piloto Comercial (PC), sendo a sua principal atividade no verão, normalmente as empresas fazem a opção pelos pilotos com maior experiência, apesar do Piloto Rebocador de Faixas não ter nenhuma habilitação especial por parte da Agência Nacional de Aviação Civil, as empresas do ramo costumam contratar pilotos com muitas horas de voo, principalmente porque a aeronave é com trem de pouso convencional ( igual a do avião agrícola), seu voo é realizado em baixa altura e velocidade baixa, o que requer perícia do piloto.

O engate da faixa também é de extrema perícia do piloto, mas segundo alguns a remuneração é um pouco acima de um Piloto Instrutor.

Ache sua vaga...

Bons Voos.