segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

PILOTO PRIVADO DE HELICÓPTERO (PPH)

PILOTO PRIVADO DE HELICÓPTERO (PPH)

Para você que tem um pouco mais de grana e não sabe para que lado seguir na Aviação, tai outra área bem diferente da aviação – piloto de helicóptero.

Este é um curso encontrado apenas em grandes capitais, pelo menos a parte prática e esse geralmente é um problema.


Para quem já viu o “post” sobre Piloto Privado de Avião, este segue o mesmo principio, ou seja, Piloto Privado, depois Piloto Comercial, Piloto de Linha Aérea - helicóptero.

O Curso de Piloto de Helicóptero é ministrado uma parte teórica, como no caso dos aviões, onde você terá que fazer o Certificado de Capacidade Física (CCF), fazer as provas (bancas) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mas especificamente para o Brevet de Helicóptero.


Como no Curso de Piloto Privado de Avião (PP), este é também o primeiro degrau para seguir carreira na área de Helicóptero.

A idade mínima é a mesma, 18 anos e também ter o 2 grau completo, além do Certificado de Capacidade Física (CCF) este ultimo de 2 Classe.

A frequência mínima em todos os cursos teóricos, de Helicóptero ou Avião é de 75% exigência da ANAC.

A questão de horas, o requisito mínimo para o voo de cheque (onde você vai voar, ao final do curso com um instrutor para a avaliação final), é de 35 horas, mas no final mesmo tudo acaba nas 40 horas.
Mais aí que a porca torce o rabo... a parte prática do negócio, geralmente o custo da hora de voo em helicóptero chega a ser mais que o dobro do avião, mas tem uma pequena vantagem em relação ao avião, a parte prática de Helicóptero o aluno continua pagando ainda a mesma faixa de preço da hora de voo, enquanto no avião o preço aumenta.

A aeronave utilizada para o Curso de Piloto Privado de Helicóptero é geralmente o Robson 22, para 2 lugares, você e o seu incrível instrutor.


As matérias são idênticas aos de Piloto Privado de Avião (PP), nas disciplinas de Meteorologia e Navegação, é praticamente igual na matéria de Regulamentos, sendo as maiores mudanças na matéria de Conhecimentos Técnicos e é claro bem diferente na Teoria de Voo.

Uma coisa é certa! Se for fazer um Curso de Piloto de Avião ou Helicóptero, entre de cabeça e não perca as esperanças.

Dica: não faça pensando no dinheiro que poderá ganhar, faça se realmente gostar de voar.

Escolha seu Curso na Aviação, veja outros “post” com outros Cursos.

Tem dúvidas? 

Tem perguntas ( só não façam perguntas difíceis, ok) mande um email ou comentário.

Bons Voos....