sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

DICA DE FILME – TORA! TORA! TORA!

DICA DE FILME – TORA! TORA! TORA!

Para curtir nas férias!

Outra dica de um filme interessante na área da aviação, é um clássico épico sobre (de novo!) à Pearl Harbor, sendo este um dos mais belos filmes de ação já produzidos e com uma produção conjunta entre japoneses e americanos.

O filme conta a história dos dois lados da mesma batalha, que culminou com uma guerra.
Destaque para as 5 indicações que recebeu ao Oscar em 1.971, ficando com a estatueta de Melhor Efeito Visual, o filme é de 1.971.

O filme foi realizado por Richard Fleischer e retrata a preparação e os erros que possibilitaram o ataque a Pearl Harbor, do ponto de vista dos dois países envolvidos.

Este ataque praticamente forço os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial.

Muitos erram ao citar o nome do filme como Tora! Apenas, na verdade Tora! Era um código utilizado pelos japoneses em caso de sucesso do ataque japonês a Pearl Harbor, que traduzido para o português significa Tigre! Tigre! Tigre!.

O filme é praticamente um documentário sobre o acontecimento e obteve boas críticas em relação à fotografia, principalmente nas cenas de ação.

O interessante na época é que não tem como fazer uma cena de ação com a ajuda de computadores, utilizava-se o real ou maquetes.

Outro filme que já coloquei aqui como dica bem interessante está no “post” Batalha da Inglaterra.

A frase pronunciada pelo Almirante Isoroku Yamamoto, que pode ser traduzida para o português como: “Temo que tudo o que fizemos foi acordar um gigante adormecido enche-lo com uma terrível determinação”, nunca foi realmente comprovada.

O capitão de Mar e Guerra Minoru Genda, planejador tático do ataque participou da produção como consultor técnico.

Este filme não tem nada a ver com o Pearl Harbor de 2001, onde “romantizaram” o filme, neste de 1.970 parte de um documentário e não um romance.

Atores de peso na época: Martin Balsan, Sô Yamamura, James Withmore, Tatsuya Mihashi entre outros. 

Vale a pena ter na coleção.

Bom Divertimento...

Bons Voos....









Nenhum comentário:

Postar um comentário