quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PILOTO LANÇADOR DE PARAQUEDISTAS (LPQD)

PILOTO LANÇADOR DE PARAQUEDISTAS (LPQD)

Atendendo a alguns pedidos que chegam pelo email, segue as orientações para ser um Piloto Lançador de  Paraquedistas (LPQD).

Como todo mundo sabe ou deveria saber, o peso e a meteorologia influem diretamente no comportamento do avião... regra básica para o Piloto saber, principalmente se for lançar paraquedistas e outra agravante... a carga se movimento, no caso os paraquedistas.


Portanto, se você não tiver qualificação para esse tipo de voo, não faça, pois não é tão simples quanto parece.


Já imaginou você num dia de domingo em uma festa e aparecem 10 paraquedistas querendo fazer um salto? Num dia muito quente.... pista curta.... alguns obstáculos na frente!! E prá fica mais barato colocam o maior número deles no avião.. tudo para dar errado e causar um acidente...mesmo porque, depois do acontecimento, o responsável é sempre o “cara” atrás do manche.

Mas você quer fazer tudo certo e o melhor é fazer o tal curso.

Lembrando que mesmo fazendo o Curso, nada te livra do que está escrito aí em cima, mas lembre-se de que o Piloto é o Comandante do avião... então você é que manda!


Mas vamos ao curso que tem por objetivo dar mais uma habilitação para que você possa vir a ser um piloto lançador, para que aconteça, você já deve ter o seu Brevet de Piloto Comercial, aquela com 200 horas e possuir experiência suficiente para este tipo de voo, falei que não era brincadeira!

O curso dará uma base ao Piloto entre técnicas de procedimento e segurança, conhecimentos sobre as técnicas de saltos, procedimentos de emergências e sinais que os paraquedistas usam a bordo, além de sinalização de superfície.

Aprovado na parte teórica você terá que fazer 3 lançamentos contando para a parte prática e após solicita seu voo de cheque ( voo com um instrutor capacitado que vai fazer sua avaliação final).

No total de tudo, em termos de horas são 65 horas.
Para a matrícula no Curso.
Ter 18 anos completos, 2 grau completo, estar com O Certificado de Capacidade Física (CCF) de 1 Classe, possuir mais de 50 horas de voo em comando, claro que se você é piloto Comercial, você com certeza tem tudo isso.
O curso é ministrado em vários Aeroclubes do Brasil, sendo o avião utilizado é um Cessna 182

Veja outros “post” de como ingressar na aviação.

Escolha seu Curso....

Bons Voos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário