sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

COMO SE TORNAR UM PILOTO DE RECREIO (CPR)

COMO SE TORNAR UM PILOTO DE RECREIO (CPR)
 O Curso de Piloto de Recreio (CPR), forma pilotos para voar seu ultraleve “por todo o Brasil”.
Diferente do Piloto de Desportivo que tem suas restrições para voo, por só permitir voos locais ou próximos ao aeródromo, o Piloto de Recreio não tem essa restrição.
 Pode-se voar em áreas controladas, fazer navegações, viagens por todo o País.
O piloto neste caso voa apenas desportivamente, não pode ser remunerado e geralmente tem o seu próprio avião.

 Existem vários tipos de aeronaves nesta área, geralmente a velocidade cruzeiro na faixa de 180 mph, teto de 18.000 mil pés, motor aeronáutico Lycoming com 160h, 2 assentos.
 Este curso é um segundo degrau após o Curso de Piloto Desportivo (CPD).
 No caso do Exame Médico, é a mesma forma do Piloto Desportivo – Certificado Médico para Pilotar Ultraleves (CMPU), vale também o Certificado de Capacidade Física (CCF), geralmente para que já tem o Piloto Privado (PP).
 As matérias também são de teoria de voo, conhecimentos técnicos e motores, regulamentos de tráfego aéreo, meteorologia, navegação e segurança de voo.
 São necessárias 35 horas de voo praticas, onde são efetuadas as manobras que constam no manual do curso, as horas são “feitas” em aeroclube que dispõe de tal curso.
 Os custos também são iguais, em torno de R$ 3.000,00 reais que o Piloto vai gastar com Consulta Médica + Inscrição na Associação Brasileira de Ultraleves + Curso Teórico + Material Didático + Taxas de Exame e Admissão de Carteira, é claro neste preço não estão inclusas as horas de voo.

Diferenças: O CPD (Certificado de Piloto Desportivo) e o CPR (Certificado de Piloto de Recreio) é que você deve fazer primeiro o CPD, para aprender a pilotar o ultraleve e com esta carteira você não poderá se afastar mais do que 40 Km do seu local de decolagem e deve sempre pousar no mesmo local onde decolou.
Já o detentor de uma carteira de CPR, pode voar por TODO o Brasil, neste curso, o aluno aprende a voar controlado e em rota, fazer fonia, voar em locais com alto tráfego.
Mais informações você obtém com o Aeroclube onde fará o curso.
 Bons Voos.....

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