quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CURSO DE MECÂNICO DE AERONAVES NA AVIAÇÃO CIVIL

CURSO DE MECÂNICO DE AERONAVES NA AVIAÇÃO CIVIL


Vamos a mais um Curso na área da Aviação Civil, já coloquei um “post” sobre Mecânico na Aviação Militar, este agora focado na aviação civil, este Curso também é conhecido como Mecânico de Manutenção Aeronáutica.
Pois para quem não quer ir pro caminho de Piloto ou mesmo conseguir um emprego na área para “garantir” um dinheiro para fazer o Curso de Piloto Privado (PP), este curso é um dos melhores na área da aviação civil.

Diferente de como ter acesso ao Curso, pois na área militar o candidato terá que prestar um Concurso Público Nacional, para ter ingresso a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr), neste você pode iniciar o seu curso em várias escolas ou mesmo em Aeroclubes, apesar de ser um Curso difícil de se achar em pequenos centros, pois é um curso bem mais complexo que o de Comissário de Voo, por exemplo.
Com este curso você poderá ingressar como mecânico em Oficinas de Aviação de qualquer parte do país, Aeroclubes que tenham oficina, claro, empresas aéreas.
Para ser um profissional da área você deverá possuir 3 carteiras que são as seguintes: Grupo Motopropulsor (GMP), Célula e Aviônicos, grande parte acha a última a mais “chata”, mas se você esta na água, o bom é se molhar por completo.

Existem escolas que tem a homologação da Agência Nacional de Aviação para apenas 1 carteira, o que não é problema, mas se puder fazer as três... melhor!!
O salário de um mecânico deve girar em torno de R$ 2.500,00 reais, podendo chegar a mais de R$ 7.000,00 reais.
O que faz cada profissional da área, no caso do mecânico com formação em Grupo Motopropulsor (GMP) é o responsável direto pelo funcionamento dos motores, é o mecânico tipo mecânico de carros como conhecemos.
O Mecânico de Células, é responsável pela estrutura da aeronave como um todo, montagem, alinhamento, entelagem, pintura, sistemas hidráulicos, etc...
O Mecânico de Aviônicos é um dos profissionais mais procurados, viu que falei da parte mais chata!! São poucos os que gostam de trabalhar com instrumentos, como rádio, sistemas elétricos, sistemas de partida e ignição entre outros sistemas.
Se você tiver as chamadas 3 carteiras, suas chances no mercado aumentam muito no caso de um emprego.
Poucos Aeroclubes dispõem deste Curso, pelo fato de ser difícil a sua homologação, pois existe a necessidade da parte prática sendo assim, necessita de motores, instrumentos etc.
Para iniciar o curso o candidato a mecânico precisa ter o 2 Grau completo e 18 anos, ter uma frequência de 75% nas aulas, como todo curso exige e estudar, pois todas as carteiras exige-se uma carga horária de 400 horas, pelo menos.
São várias as matérias a estudar!! 
Portanto... Mãos à obra!!

Veja também o “post” mecânico na Força Aérea Brasileira.

Bons Voos







.