quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PILOTO PRIVADO - PRESSA EM TIRAR O CURSO

 PILOTO PRIVADO - PRESSA EM TIRAR O CURSO

Muitos alunos desejam “tirar” o Curso de Piloto Privado em tempo recorde, pela legislação ele tem 2 anos para ser brevetado.

Alguns começam cedo e querem fazer o máximo de aulas práticas ao dia, já que no Curso Teórico ele tem que seguir as regras do Aeroclube onde esta, no caso o Curso Teórico funciona como uma Escola.... aulas, recreio, etc...


Neste caso o Curso Teórico vai bem, pois foi projetado para 3 ou 4 meses, com aulas das matérias exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mas quando chega no prático, pinta a afobação de querer brevetar o mais rápido possível, o solo ( quando o aluno voa pela primeira vez sem o instrutor) então nem se fala!!

O Aluno “pira na batatinha” e quer solar o mais rápido possível, pois desta forma já se acha “o piloto”.

Na verdade não muda muito, pois depois do solo você toma o banho de óleo ou um banho qualquer para festejar e é claro o esperado “churrasco” para os amigos!!

Após o solo, já no próximo voo, você terá novamente o instrutor com você, pois ele vai ficar até o término das 40 horas exigidas, ou seja, você não se livra assim tão fácil e falando sério, nem é bom, pois você ainda é muito “manicaca” pra achar que sabe tudo... melhor contar com o anjo da guarda no assento traseiro.

Mas porque não querer ir rápido nessa fase?

Porque o aluno ai descobrir que os voos são algumas vezes estressantes e muitas vezes até chato com várias manobras exigidas e também porque segundo estudos ( não me pergunte quem fez), o cérebro humano precisa de um certo tempo para processar todo conhecimento necessário, ainda mais em situação de stress, como em uma aula prática de voo.

Alunos que voam mais de 1 hora por dia, costumam ter maus hábitos e desempenho de baixa qualidade, ou seja, começam a cansar, muitas vezes por voos turbulentos, exigências de manter o avião do modo correto como altitude, velocidade em curvas de pequenas, médias e grandes inclinações.


Mas qual o ideal de se voar?

Segundo estudos, de 2 a 5 horas de voo POR SEMANA, é o ideal, desta forma o aluno não perde o chamado “pé e mão” e vai ter uma produtividade bem maior, vai estar descansado e sem o stress, o horário, depende muito de escola para escola, pois existem escolas que é difícil arrumar um horário ideal, geralmente para quem está iniciando aconselho a voar de manhã de 8:00h até as 10:00h ou tarde de 17:00H até o por do sol.


Neste horário, geralmente são poucas térmicas ( turbulência) e pouco vento...

Escolha seu horário e nunca tenha pressa!

Bons Voos.