quarta-feira, 23 de novembro de 2016

AVIAÇÃO CIVIL - O CURSO DE PILOTO AGRÍCOLA

AVIAÇÃO CIVIL – 
PILOTO DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA

Para quem já tem uma experiência na aviação civil, pode partir para a Aviação Agrícola, um campo muito bom, mas que requer uma grande habilidade e conhecimento não só do avião, mas de teoria de voo, meteorologia, etc.

Geralmente quem parte para esta área, não quer muito saber da aviação comercial (piloto de companhia aérea ou executiva).

Considero como áreas bem distintas, em uma,  o Piloto voa com um conhecimento muito grande em tecnologia o (aviação de companhia aérea e executiva ), outro  (agrícola), voa no que chamamos de pé e mão, ou seja é um voo de muita habilidade, pois você estará num avião com combustível, veneno, isso quer dizer peso, e seus voos vão ser muito baixos, e com certeza, muitas vezes curvas bem fechadas à baixa altura.
Foto Internet

Hoje é utilizado o GPS na aviação agrícola, acabaram os bandeirinhas, algumas escolas já dão o curso de piloto agrícola com o uso deste equipamento.

Existem poucas escolas no Brasil, sendo o avião utilizado para o curso específicos na área,  o mais conhecido-  o Ipanema fabricado pela Embraer –
Foto Internet


 mas também tem o Pawnee, além do Citabria – este para treinamento básico, no caso do Ipanema e Pawnee utiliza-se para o treinamento avançado.
Foto Internet




Os requisitos para fazer um Curso de Piloto Agrícola são os seguintes.

Você deverá ter a licença de Piloto Comercial;

Ter no mínimo 370 horas de voo;

E ver matérias como: Legislação Aeronáutica, Segurança e Prevenção de Acidentes, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Aeronaves, entre outras.

O Curso tem a parte prática básica e a parte avançada.

No Brasil existem por volta de 1.500 pilotos na área e cerca de 2.035 aviões agrícolas registrados na Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC).

Existem mulheres também que pilotam na aviação agrícola, segundo informações são em número de 6 mulheres no Brasil.

Geralmente o piloto agrícola trabalha em média de 4 a 6 meses ao ano, o custo médio do trabalho de um avião agrícola gira em torno de R$ 15,00 a R$ 25,00 reais o hectare.

É um mercado que fatura alto.

Para quem tem experiência e gosta...

Bons Voos!