domingo, 13 de novembro de 2016

INGRESSE NA AVIAÇÃO - ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR- EPCAR

Mais uma dica para ingresso na aviação, neste caso um inicio para aviação militar, ou para se chegar na Academia da Força Aérea - AFA, que comentarei num "post".

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) é uma escola militar, portanto o regime é de internato, onde o aluno para ingressar tem que ser através de Concurso Público.
Foto: Internet


O Edital abre de maio a junho de cada ano, pode ser que tenha mudanças, sempre acompanhe a abertura do Edital nas páginas da própria escola.

Todas as inscrições são feitas diretamente pela página de ingresso no site da própria Escola... EM NENHUM CASO, A INSCRIÇÃO É FEITA POR CURSINHOS - E SEMPRE O PRÓPRIO CANDIDATO QUE FAZ, além de pagar a taxa de inscrição.
Foto: Internet

Normalmente a Escola,  coloca um número de 180 vagas para jovens de ambos os sexos, que não tenham menos de 14 anos de idade e nem completem 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e ter concluído ou estar em condições de concluir o ensino fundamental até o ato da matrícula na Escola, no Edital ainda existem outras solicitações.

O Candidato tem que ser aprovado por seleção em uma prova escrita com as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Matemática ( não tem jeito, está em todas), Inglês e Redação.
Foto: Internet

Existe uma média para ser alcançada (ver Edital, para os que forem aprovados, existe ainda a Inspeção de Saúde e depois o Exame de Aptidão Psicológica e Avaliação de Condicionamento Físico ( corrida, barras, etc). Todas as informações constam do Edital.

O tempo de estudo são de 3 anos, ao final do qual, o aluno recebe o Certificado de Conclusão de Ensino Médio, reconhecido, é claro pelo MEC.

O Aluno durante os 3 anos, recebe salário, fardamento, folga apenas nos finais de semana, etc...

DICA 1:
Muitos perguntam, se ao ingressar na Epcar, após os 3 anos, tenho ingresso garantido na Academia da Força Aérea.
Foto internet


Neste caso, depende de suas notas na Escola (Epcar) pois a AFA, abre um número de vagas para a EPCAR e outro número para os candidatos civis, portanto, tem que estudar e tentar se manter entre os primeiros.

DICA 2:
Procure sempre fazer provas anteriores para se acostumar com o tempo de prova e o conteúdo.

DICA 3:
Aquele pessoal que passa na minha cidade fazendo "palestras" e vendendo material, posso comprar as apostilas?
Pode, desde que você pegue o Edital e dê uma olhada no Conteúdo Programático do que caí na prova, tem que ser igual, pois do contrário  dinheiro jogado fora, e EM NENHUM MOMENTO, NINGUÉM PODE FAZER A MATRÍCULA, A NÃO SER VOCÊ MESMO.
Foto: internet
Se conseguir sua vaga na Academia da Força Aérea, são mais 4 anos de Estudo...
Duvidas? Mande um comentário.
Mãos à obra... Vamos estudar..