quinta-feira, 17 de novembro de 2016

INGRESSE NA AVIAÇÃO CIVIL – O CURSO DE PILOTO PRIVADO.... DÚVIDAS?

O CURSO DE PILOTO PRIVADO.... DÚVIDAS?

Normalmente muita gente fica com dúvidas sobre o Curso de Piloto Privado, também conhecido como PP , pois é o inicial para tirar seu Brevê.
Foto: Internet

Se começar errado, joga dinheiro fora e aí...dinheiro não da prá jogar fora, já que os Cursos na Aviação são um pouco “caros”.
A principal dúvida é por onde começar?
Bom, geralmente o aluno vai a um aeroclube, lá é mais fácil, um curso de Piloto Privado tem uma duração de 3 a 4 meses com as matérias de Navegação Aérea, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos e Motores, Regulamentos e Teoria de Voo de Baixa Velocidade.
Foto: Internet

São as 5 matérias dadas no Curso, para depois ao final fazer a chamada Banca (prova) da Anac.
Posso fazer um Curso sem ser Homologado? Não, a exigência da Ana é que se faça um curso homologado no Piloto Privado, o que não acontece depois no Piloto Comercial.
Mas o que é Homologado? Homologado é o mesmo que autorizado, por exemplo, você vai ao Aeroclube e Aeroclube tem que ter a tal homologação (autorização) para ministrar o Curso.
Como vou saber se o Curso é Homologado?  Para isso é simples, basta pesquisar na pagina da ANAC, lá tem os Cursos que cada aeroclube pode ou esta autorizado a ministrar, bem como as datas, pois essa autorização vence, caso esteja vencida, não pode ministrar o curso.
Caso você faça um curso onde o Aeroclube não tem essa autorização, você perde seu dinheiro e não vai ser inscrito na banca (prova) da ANAC.
O material eu tenho que comprar? Sim, tudo apostilas, régua, material em geral e até o Exame Médico, no caso do Exame Médico o aeroclube faz o Ofício para você ir fazer.
Além do Curso teórico ser cobrado à parte.
Posso estudar com o material que eu tenho? Geralmente o Aeroclube tem uma relação das apostilas, prefira estudar por elas, existe também CDs de estudo, mas no caso seria mais para uma ajuda o ideal é estudar pelas apostilas indicadas, mesmo porque nas aulas todos tem que ter o mesmo material, concorda?
 Foto: Arquivo

Posso começar a voar sem o Exame Médico... Não pode ... e também não aconselho, melhor fazer logo e ficar tudo em ordem.
Quantas horas são necessárias para tirar o brevet? São 40 horas no total, mas você pode solar entre 10 e 20 horas ( voar sozinho), mas depois do solo, termina o curso com o instrutor...o instrutor não larga.
É possível trabalhar com o Brevet de Piloto Privado? Não, após este curso, se quiser trabalhar para cias aéreas ou como piloto profissional só com o Curso de Piloto Comercial... mais 160 horas e um novo exame médico... de primeira classe, outro curso teórico ( não precisa ser homologado ) e mais algumas matérias.
Não se assuste com o mercado, é igual a todos, sobe e desce, mas aviação é um mercado muito técnico... precisar estar bem preparado e muitas vezes mesmo sem estar empregado você tem que renovar as carteiras (PP, PC ) e exames médicos.
Uma batalha...
Dúvidas? Envie nos comentários.

Bons voos.