AVIAÇÃO CIVIL – PILOTO REBOCADOR DE PLANADORES
Continuando nosso “roll” de dicas para pilotos, segue aí
mais um, enquanto o candidato a Piloto de Companhia Aérea, executiva ou aviação
agrícola, não tenha horas ou mesmo “grana.
Desta vez é o Piloto Rebocador, neste caso específico, sobre
o Curso de Piloto Rebocador de Planadores.
Foto: Internet
Existe também o Piloto Rebocar de faixas, mas este é para um
outro “post”.
O Curso é feito em Aeroclubes que possuem o Curso de Piloto
de Planador, geralmente o planador pé bastante utilizado nos finais de semana,
pois para muitos trata-se de um esporte de fim de semana, mas não é bem assim,
dê uma olhada em “post” que já coloquei sobre planadores.
Existe também o reboque de planadores através de guincho, a
Academia da Força Aérea utilizou este método, não sei se utiliza ainda no seu
Clube de Voo a Vela da AFA (CVV).
Foto: Internet
O piloto rebocador, pode se candidatar a rebocar planadores
em todo o Brasil, realizar voos de translados – o que o planador vai “engatado”
atrás, igual ao que se faz em reboques curtos – neste caso muitas vezes você
levará um planador atrás para outras cidades onde serão disputados campeonatos.
Muitos aeroclubes no Brasil tem a “escola” de planadores,
sempre necessitando de pilotos rebocadores, são sempre voos curtos ( reboques
de 600 metros) desligando para que o planador possa planar sozinho.
Foto: Internet
Algumas vezes um piloto pode fazer inúmeros reboques ao logo
do dia, com isso o piloto acumular experiência em comando e horas.
Os requisitos são mínimo de 100 horas de comando em avião,
possuir a licença de Piloto de Planador, acho isso excelente, pois só desta
forma o piloto vai saber o que se passa em um reboque, lembrando que os
horários melhores para o voo de planador são os dias quentes, portanto muitas
térmicas ( turbulências ), neste caso o voo torna-se um “pouco” desconfortável,
ter um mínimo de 20 horas em aeronave convencional... aquela tipo Paulistinha
ou Aero Boero (bequilha traseira), ter 18 anos, 2 grau completo, Exame de Saúde
de 2 Classe (PP).
Foto: Internet
É claro que os primeiros reboques serão sempre acompanhado
de 1 instrutor dentro do avião, geralmente essa exigência se faz em pelo menos
10 reboques, ou a critério do instrutor.
Atualmente esses reboques são feitos em Aeronaves Aero Boero
115 ou 180.
Dúvidas? É só enviar um comentário.
Bons Voos.