segunda-feira, 28 de novembro de 2016

AVIAÇÃO CIVIL – PILOTO REBOCADOR DE PLANADORES

AVIAÇÃO CIVIL – PILOTO REBOCADOR DE PLANADORES

Continuando nosso “roll” de dicas para pilotos, segue aí mais um, enquanto o candidato a Piloto de Companhia Aérea, executiva ou aviação agrícola, não tenha horas ou mesmo “grana.
Desta vez é o Piloto Rebocador, neste caso específico, sobre o Curso de Piloto Rebocador de Planadores.
Foto: Internet

Existe também o Piloto Rebocar de faixas, mas este é para um outro “post”.

O Curso é feito em Aeroclubes que possuem o Curso de Piloto de Planador, geralmente o planador pé bastante utilizado nos finais de semana, pois para muitos trata-se de um esporte de fim de semana, mas não é bem assim, dê uma olhada em “post” que já coloquei sobre planadores.

Existe também o reboque de planadores através de guincho, a Academia da Força Aérea utilizou este método, não sei se utiliza ainda no seu Clube de Voo a Vela da AFA  (CVV).
Foto: Internet


O piloto rebocador, pode se candidatar a rebocar planadores em todo o Brasil, realizar voos de translados – o que o planador vai “engatado” atrás, igual ao que se faz em reboques curtos – neste caso muitas vezes você levará um planador atrás para outras cidades onde serão disputados campeonatos.

Muitos aeroclubes no Brasil tem a “escola” de planadores, sempre necessitando de pilotos rebocadores, são sempre voos curtos ( reboques de 600 metros) desligando para que o planador possa planar sozinho.
Foto: Internet


Algumas vezes um piloto pode fazer inúmeros reboques ao logo do dia, com isso o piloto acumular experiência em comando e horas.

Os requisitos são mínimo de 100 horas de comando em avião, possuir a licença de Piloto de Planador, acho isso excelente, pois só desta forma o piloto vai saber o que se passa em um reboque, lembrando que os horários melhores para o voo de planador são os dias quentes, portanto muitas térmicas ( turbulências ), neste caso o voo torna-se um “pouco” desconfortável, ter um mínimo de 20 horas em aeronave convencional... aquela tipo Paulistinha ou Aero Boero (bequilha traseira), ter 18 anos, 2 grau completo, Exame de Saúde de 2 Classe (PP).
Foto: Internet

É claro que os primeiros reboques serão sempre acompanhado de 1 instrutor dentro do avião, geralmente essa exigência se faz em pelo menos 10 reboques, ou a critério do instrutor.

Atualmente esses reboques são feitos em Aeronaves Aero Boero 115 ou 180.

Dúvidas? É só enviar um comentário.

Bons Voos.