domingo, 6 de novembro de 2016

COMO INGRESSAR NA AVIAÇÃO - PILOTO CIVIL - O QUE NÃO TE CONTAM

Vamos lá..você gosta de aviação e esta com todo gás e decidiu ser um piloto civil e quer voar nos Boeings, Airbus da vida!!
Foto: Internet
Então, como iniciar... bom primeiro você tem que fazer um Curso de Piloto Privad (PP) , para tirar o chamado Brevet, para isso tem que achar um local... ou um Aeroclube, apesar de que hoje existe o Curso de Ciências Aeronáuticas - curso de 4 anos, o problema é que a universidade de ciências aeronáuticas existe em poucas cidades, já aeroclubes você tem vários nos mais diversos lugares.
Bom aí você vai até um aeroclube e fazer a sua inscrição... você deve ter 16 ( neste caso não vai poder solar - que é voar sozinho, isto só vai acontecer quando fazer 18) ter concluído o ensino médio ou concluir até o final do curso.
Os passos seguintes: participar das aulas por 3 ou 4 meses, após o curso fazer uma prova teórica (Banca) na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), neste caso existem vários locais de prova que o aeroclube pode te inscrever.
Fazer o Exame Médico, que também se faz através do aeroclube, existem vários locais para realizar este exame, mas o inicial geralmente não são muitos locais - o exame médico é valido por 2 anos - segunda classe.
Por último o Curso Prático, lembrando que você só poderá voar quando estiver com o Exame Médico e claro, com instrutor.
Grande parte dos alunos faz seu solo com 10 a 20 horas - solo (vôo sozinho), mas depende muito de aluno para aluno, é claro que você faz o solo, mas como o Curso Prático você tem que voar 40 horas, todas as horas serão sempre feitas com o instrutor...
Foto Internet
Os aeroclubes utilizam o Cessna 150, esta máquina da foto, mas depende do aeroclube você pode voar até num Paulistinha, esta máquina da foto abaixo.
Foto: Internet
Posso tirar meu Brevet em outro tipo de avião. Claro, mas aí o usto sobe e desde que seja em um avião monomotor ( um ventilador só).
O que não te falam.... bom aí vai... o Curso de Piloto Privado (PP) você não pode ganhar dinheiro com ele ($$$) seria no caso para fazer uns vôos por aí...
Lembro que o Curso total de Piloto - total são todas as carteiras - para se chegar por exemplo em uma companhia aérea -  - equivale a uma "boa faculdade" e coloca boa nisso, mas vale a pena...
Voltando... Os custos serão todos seus, diferente do militar que em outro post vou colocar como ingressar e com dicas - e esses custos não são apenas horas de voo, geralmente o aluno faz 40x(hora de voo), mas não é só isso.
Custos: Inscrição no Aeroclube, pagar curso, pagar Exame Médico, pagar viagem para o exame médico, pagar prova, pagar viagem para a prova - as provas constam de 5 matérias - você paga por cada uma que vai fazer.
Mas vai valer a pena se você gosta de aviação.
Minha dica: Procure um aeroclube que deve ser homologado pela ANAC - na página da ANAC você encontra todos os Aeroclubes do Brasil, com os seus cursos.
Bons Vôos