sábado, 5 de novembro de 2016

COMO INGRESSAR - PILOTO MILITAR

Lá vamos nós...
Se você viu a Esquadrilha da Fumaça, se encantou e disse... vou ser um desses!
Pode!
Foto: Internet

Mas para isso você terá que ingressar na única escola para pilotos militares que é a Academia da Força Aérea em Pirassununga/ SP.
Mas como fazer isso?
Vou resumir o que é... num próximo "post" estarei colocando como ingressar e com dicas de como não cair em certas armadilhas das chamadas "preparações" para ingresso.

Mas por hora, você tem que prestar um concurso público, ser aprovado, se aprovado passar nos testes físicos, etc..etc..

A partir do momento que ingressa, o Governo paga para você estudar, lembrando que você estará em regime de internato em uma escola militar... portanto não é só voar..
É um regime militar...com horário prá tudo... comer, dormir, estudar, etc...mas e ai... vou ser Cadete...
Foto: Internet
Maravilha!!
Mas no primeiro ano você vai ter que se acostumar com a vida militar... sobrevivência, paraquedismo, alvora às 06:00h da manhã... toque de recolher as 22:00h.

Mas olha o lado bom... você terá fardamento, horários definidos, escola ( o curso da AFA equivale a um curso superior- reconhecido pelo MEC), educação física, jogos, vôo a vela nos fins de semana, cinema, centro de tradições, (CTG ou CTN )cassino, hospital... e estudar..estudar...estudar.
Foto : Internet

No primeiro ano você estará na faixa dos 20 anos, portanto... pode sofrer fortes emoções..no solo, claro.
Mas com o tempo você poderá chegar ao Segundo Esquadrão (2 EIA) e ver de perto sua primeira aeronave a voar...o tão sonhado ... T25 - Neiva Universal.

Foto: Internet

Não...não é o T27 (Tucano), este só mais pra frente, quando você mudar de lado na AFA - para o Primeiro Esquadrão (1 EIA),  e quando você for "antigão".
Essas aeronaves T-25 voam há mais de 30 anos na AFA, já foram utilizadas no Primeiro Esquadrão, onde na época voavam no Segundo Esquadrão os T23 Zarapa,
Foto: Internet

Olha o Zarapa aí... Os T-25 voam a tanto tempo na AFA, pelo fato de serem muito bem cuidados por profissionais fantásticos que são os "Mecânicos", num próximo post estarei falando sobre como ingressar como mecânico na Força Aérea Brasileira.
Depois de 4 anos de duração do Curso, passando inicialmente pelas "fortes emoções" do primeiro ano, pelo Segundo Esquadrão e também pelo Primeiro Esquadrão, você terá sua formatura, antes você tem uma formatura, onde recebe o Espadim... mas ao final dos 4 anos, você receberá o Espadão, junto com seus colegas de Infantaria e Intendência.
Na AFA, são três Cursos, Aviador, Intendente e Infantaria.

Mas como ser um piloto da Fumaça... bom aí é outra história para outro post...

Bons Voos...