quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ESQUADRILHA DA FUMAÇA - OS T-6 NORTH AMERICAN

Era década de 50/60 - a Esquadrilha da fumaça era baseada nos Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro.

De lá já faziam seus loopings, rasantes, etc.. com os North American T-26 avião com motor de 9 cilindros.
Foto: Internet


Tinha como integrantes: Cap Av João Luiz Moreira da Fonseca(lider), Ten Av Elson Nunes Cipriano, Ten Av Mendonça(ala 2), Ten Av Laercio Ludolf (fumaça líder), Ten Av Paulo César Rosa (faleceu num choque com o Ten Élcio, Ten av João Gaio (reserva) e Ten Av. Portugal Motta (apresentador aéreo dos "fumaceiros" ).

O painel do T-6 era bem diferente dos T-27 que equipam a atual "Esquadrilha da Fumaça", além do T-6 ter sido produzido para treinamento de militares americanos.
A "esquadrilha da Fumaça estava baseada no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro a Escola de Aeronáutica da época... para só mais tarde mudar-se para Pirassununga no interior de S. Paulo com o nome então de Academia da Força Aérea - AFA.
Foto: Arquivo e Internet.


Na ocasião das fotos, as manobras foram feitas para uma reportagem da Revista "O Cruzeiro" uma das principais revistas do Brasil.
Foto: Internet

Logo após o  Brasil adquiriu os "shooting stars" os aviões de prefixo T-33 da Usaf que dariam uma maior segurança a vida dos pilotos e melhor padrão técnico o que seria comparada à "Esquadrilha Blue Angels" da Marinha americana.
Foto: Internet


A "Esquadrilha da Fumaça" já estava destinada ao sucesso, não só no Brasil como no mundo todo, sempre representando nossas cores. 

Fonte: internet/ Revista O Cruzeiro/ Livro Minha Bagagem de Mão de Leopoldo Oberst.