sábado, 5 de novembro de 2016

VÔO Á VELA

Voo à velavoo sem motor ou voo planado, é a atividade do voo em planadores, um ramo da aviação desportiva praticada desde os primórdios da aviação.Foto: Internet


Esta atividade tem aumentado, mesmo com as restrições em alguns aeroclubes, mas mesmo assim o número de volovelistas sempre aumenta,  pois é um vôo de certo modo barato, bem mais barato que o avião, mas geralmente depende deste para alçar vôo - o chamado reboque.
Foto: Internet


Muitos alunos de Piloto Privado (PP) ou mesmo os que desejam ingressar na aviação perguntam se é bom fazer o curso de planador... sim... existe o Curso de Piloto de Planador, com matérias, provas, exame médico e tudo mais... pois o piloto de planador tem que conhecer noções básicas de meteorologia, teoria de vôo, regulamentos, navegação aérea e conhecimentos técnicos. 
Mas...vamos à resposta: Acredito que todo conhecimento adquirido é bem vindo, pois como dizemos... o planador voa em pane, ou seja, sem motor...
Portanto, é interessante fazer o curso, pois você terá muito mais pé e mão, caso tenha uma pane num avião, com certeza vai saber utilizar melhor o recurso de planeio.
Pode ser que você se apaixone pelo Vôo à Vela e daí... venha a ser um instrutor e participar de campeonatos, pois eles existem e tudo feito pela Associação Brasileira de Vôo a Vela. 

Mas... como sempre na aviação tem o MAS.... o Curso tem um custo... mas mais baixo que o de piloto privado(PP), mas acho que vale a pena, se você tiver dinheiro ($$$) claro!

Existem várias escolas no Brasil de Vôo a Vela ou Piloto de planador no Brasil.
Procure por uma e bons Vôos!!