quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PLASTIMODELISMO - DICA DE PRINCIPIANTE....


O objetivo do plastimodelismo é de se ter um hobby, usar o tempo livre de uma forma agradável e relaxante, lembrando que esse hobby, você não pode ter pressa, por mais que queira ver o seu kit montado como aparece na foto da caixa.
Foto Internet

Vamos dar prioridade aqui para os kits de aviões, mas existem kits de  aviões, automóveis, ferromodelismo, militaria, naval etc...

É um hobby de criatividade, onde você pode, dependendo da escala do modelo, deixar um trem de pouso aberto, um canopi aberto, fazer pinturas exclusivas, mais aí depende de experiência. 
Foto Internet


Para comprar o seu primeiro kit é essencial ter informações, principalmente da escala do kit, desta forma eé que se compra um kit...pela escala que é igual a tamanho... quanto maior o número da escala, por exemplo 1/144 o kit é menor, por isso menos peças para montar e o preço também é menor...
Foto Internet

Para começar a montar seu kit muitos vem com cola (especial) se não tiver é bom saber porque a cola tem que ser específica para o Plastimodelismo, a maioria dos kits vem também com uma cartela de adesivos  para que você monte o seu kit bem próximo dos adesivos reais das companhias. 

OBS: Tinta você vai ter que comprar, neste caso existem as tintas próprias que podem ser compradas nas próprias lojas, no caso o kit já vai ter um mapa das cores que você deve comprar.
Foto Internet


Para a montagem você vai precisar de Cola para poliestireno, fita adesiva(durex), lixa dágua, 320,400,600,1.000, tesoura, pinças pequenas, tintas e pincéis diversos, com o tempo e experiência você sentirá necessidade de mais produtos, como por exemplo aerógrafo.
Foto Internet
Foto Internet

Todos os fabricantes obedecem a uma escala, este é o maior problema na compra do kit, pois poucos mostram o mais interessante...quantos centímetros, você pouco experiente não tem noção de quantos centímetros é a escala... MAS

No caso das aeronaves as escalas mais comuns são: 1/24, 1/32, 1/48, 1/72, 1/44, 1/200 –

Normalmente a escala 1/144 são muito conhecidas dos “novatos”,mas essa escala o avião é be pequeno -  pois como eu escrevi... quanto maior o número mais fácil de montar, mais simples, menor, mas depois de um tempo, você já ganha experiência e vai querer complicar!!

Escala 1/48 -  Aviões e Helicópteros em miniatura 48 vezes menores que as aeronaves originais.
 Os caças da II Guerra Mundial tem aproximadamente entre 20 e 25 cm de comprimento e entre 20 e 25 cm de envergadura. 

Jatos modernos na escala 1/48 podem ter até mais de 40 cm de comprimento. 

Bombardeiros podem  ser maiores, chegando a ter mais de 60 cm dependendo do modelo.
Dizem que o plastimodelismo é um hobby caro, na realidade não é... o que dita os preços são as marcas , pois existe também as marcas de ponta e mais conhecidas, e também as marcas mais baratas, mas que você pode também montar o kit sem problemas.

 Dizem também que é um hobby para velhos, isso já caiu de moda há muito tempo, pois hoje crianças de todas as idades montam kits, é claro que o ideal é começar pelos kits mais simples, mas pessoas de todas as idades montam seus kits e participam de campeonatos, apesar de poucos, mas eles existem...e com medalhas de prêmios.

É um bom hobby para crianças que só pensam em brinquedos eletrônicos, o plastimodelismo desenvolve o raciocínio, destreza, planejamento, sensibilidade, além de dar muito conhecimento, pois normalmente o plastimodelista sabe muito sobre o avião que esta montando, lembrando que todos os kits vem com manual de instrução, o que o torna fácil de montar. 

Plastimodelo não é brinquedo, geralmente o plastimodelista tem muitos ciúmes de suas obras de arte e colocam sempre longe de mãos desastradas.

Existem várias marcas de kits no mercado...

É só comprar um kit e com certeza nunca vai parar...  

Bons Voos