E aí... como vai seu Gerenciamento de Recursos de Cabine?
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Se existe um negócio eficaz que foi colocado na aviação,
este se chama CRM, é claro que a sigla é inglesa...como sempre!
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Depois vieram ............ provas da ICAO.... Jet Trainner da vida, etc..
O Gerenciamento de Recursos de Tripulantes (CRM) é a
aplicação de conhecimentos e habilidades de fatores humanos para a realização
de operações de voo com o objetivo de utilizar eficientemente todos os recursos
disponíveis (equipamentos, sistemas e pessoas) para realizar operações de voo
sempre seguras.
CRM combina habilidades individuais e conhecimento de
fatores humanos com coordenação de tripulação eficaz.
O transporte aéreo comercial continua a ser um dos métodos
mais seguros de transportar pessoas e mercadorias de um ponto para outro. O
número de incidentes fatais por milha percorrida é extraordinariamente baixo,
no entanto, a indústria sofre um paradoxo de baixa taxa de acidentes, mas um
potencial muito alto para a perda de vida quando ocorre um acidente.
Tem sido amplamente citado durante as últimas décadas que
cerca de 75% dos acidentes são causados por erro humano, mas o que este termo
não reconhece é que os seres humanos são apenas uma parte do ambiente mais
amplo - eles devem interagir com muitos componentes, incluindo clima,
tecnologia sofisticada , sistemas sociais, etc.
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Apesar disso, os
seres humanos são, em sua maioria a causa raiz de quase todos os incidentes,
porque os seres humanos em última análise tem que interagir com todos os elementos do ambiente
mais amplo.
A gestão moderna dos recursos da tripulação centra-se na
gestão de todos os recursos disponíveis para reduzir o erro, incluindo todos os
grupos de especialistas em aviação (por exemplo, controladores de tráfego aéreo,
pilotos, comissários, mecânicos, pessoal responsável pelo abastecimento, despachantes, enfim todos ligados ao ambiente
aéreo.
A aplicação bem sucedida do CRM na aviação tem sido
reconhecida e métodos de treinamento equivalentes são agora amplamente
aplicados em uma série de outras indústrias de alto risco, incluindo, por
exemplo, empresas de várias áreas, não
somente na aviação.
CRM & Aviação:
Na indústria da aviação, a segurança é a máxima, pois as
empresas sabem que é muito mais barato prevenir ou treinar, do que sofrer as
perdas de um acidente aéreo.
Um dos desenvolvimentos mais notáveis na segurança da
aviação na última década tem sido a implementação de programas de treinamento
com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência no trabalho em equipe da
tripulação, bem como na gestão de cabines de voo.
Esse desenvolvimento foi introduzido pela primeira vez
quando os investigadores de aeronaves concluíram que o "erro do piloto"
documentado em acidentes e incidentes passados, foi refletido na comunicação de equipe e na
coordenação.
Para atingir esses pontos-chave, a maioria
dos programas de CRM em todo o mundo contém um conjunto comum de elementos,
onde se trabalha a Comunicação, Gerenciamento da Carga de Trabalho, Como Tomar
uma Decisão, Resolução de Conflitos, Liderança, Gerenciamento de Equipe e
Gestão de Estress.
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O treinamento de CRM na comunicação e na tomada de decisões
permite que os tripulantes aumentem a
eficácia da equipe, reduzem menos erros que, eventualmente, aumentam os
aspectos de segurança , o CRM globalizado é uma necessidade na aviação.
Uma grande influência
do CRM será o processo de seleção de pilotos em companhias aéreas.
Os critérios
de seleção mudaram de fator de personalidade para candidatos cognitivos e
habilidades psicomotoras.
CRM e outros programas de segurança são realmente rentáveis
e iria acabar poupando / ganhando receita com este investimento e não custo!
Para concluir, o treinamento em CRM evoluiu dramaticamente.
Ele ajudou a indústria da aviação a ser mais segura em todos os aspectos da
indústria.
Como o erro é inevitável, a pesquisa de CRM continuará a
mudar e crescer com o seu objetivo de reduzir mais erros no desempenho humano,
a fim de subir para outro nível de segurança da aviação.
Por isso, não despreze o CRM.
Bons Vôos