quarta-feira, 16 de novembro de 2016

CRM- OU GERENCIAMENTO DE RECURSOS DA CABINE OU DE TRIPULANTES OU....

E aí... como vai seu Gerenciamento de Recursos de Cabine?
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Se existe um negócio eficaz que foi colocado na aviação, este se chama CRM, é claro que a sigla é inglesa...como sempre!
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Depois vieram ............ provas da ICAO....  Jet Trainner da vida, etc..

O Gerenciamento de Recursos de Tripulantes (CRM) é a aplicação de conhecimentos e habilidades de fatores humanos para a realização de operações de voo com o objetivo de utilizar eficientemente todos os recursos disponíveis (equipamentos, sistemas e pessoas) para realizar operações de voo sempre seguras.

CRM combina habilidades individuais e conhecimento de fatores humanos com coordenação de tripulação eficaz.

O transporte aéreo comercial continua a ser um dos métodos mais seguros de transportar pessoas e mercadorias de um ponto para outro. O número de incidentes fatais por milha percorrida é extraordinariamente baixo, no entanto, a indústria sofre um paradoxo de baixa taxa de acidentes, mas um potencial muito alto para a perda de vida quando ocorre um acidente.

Tem sido amplamente citado durante as últimas décadas que cerca de 75% dos acidentes são causados ​​por erro humano, mas o que este termo não reconhece é que os seres humanos são apenas uma parte do ambiente mais amplo - eles devem interagir com muitos componentes, incluindo clima, tecnologia sofisticada , sistemas sociais, etc.
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 Apesar disso, os seres humanos são, em sua maioria a causa raiz de quase todos os incidentes, porque os seres humanos em última análise tem que  interagir com todos os elementos do ambiente mais amplo.

A gestão moderna dos recursos da tripulação centra-se na gestão de todos os recursos disponíveis para reduzir o erro, incluindo todos os grupos de especialistas em aviação (por exemplo, controladores de tráfego aéreo, pilotos, comissários, mecânicos, pessoal responsável pelo abastecimento,  despachantes, enfim todos ligados ao ambiente aéreo.
A aplicação bem sucedida do CRM na aviação tem sido reconhecida e métodos de treinamento equivalentes são agora amplamente aplicados em uma série de outras indústrias de alto risco, incluindo, por exemplo, empresas de várias áreas,  não somente na aviação.

CRM & Aviação:
Na indústria da aviação, a segurança é a máxima, pois as empresas sabem que é muito mais barato prevenir ou treinar, do que sofrer as perdas de um acidente aéreo.

Um dos desenvolvimentos mais notáveis ​​na segurança da aviação na última década tem sido a implementação de programas de treinamento com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência no trabalho em equipe da tripulação, bem como na gestão de cabines de voo.

Esse desenvolvimento foi introduzido pela primeira vez quando os investigadores de aeronaves concluíram que o "erro do piloto" documentado em acidentes e incidentes passados,  ​​foi refletido na comunicação de equipe e na coordenação.

Para atingir esses pontos-chave, a maioria dos programas de CRM em todo o mundo contém um conjunto comum de elementos, onde se trabalha a Comunicação, Gerenciamento da Carga de Trabalho, Como Tomar uma Decisão, Resolução de Conflitos, Liderança, Gerenciamento de Equipe e Gestão de Estress.
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O treinamento de CRM na comunicação e na tomada de decisões permite que os tripulantes  aumentem a eficácia da equipe, reduzem menos erros que, eventualmente, aumentam os aspectos de segurança , o CRM globalizado é uma necessidade na aviação.

 Uma grande influência do CRM será o processo de seleção de pilotos em companhias aéreas. 
Os critérios de seleção mudaram de fator de personalidade para candidatos cognitivos e habilidades psicomotoras.

CRM e outros programas de segurança são realmente rentáveis ​​e iria acabar poupando / ganhando receita com este investimento e não custo!

Para concluir, o treinamento em CRM evoluiu dramaticamente. Ele ajudou a indústria da aviação a ser mais segura em todos os aspectos da indústria.

Como o erro é inevitável, a pesquisa de CRM continuará a mudar e crescer com o seu objetivo de reduzir mais erros no desempenho humano, a fim de subir para outro nível de segurança da aviação.

Por isso, não despreze o CRM. 

Bons Vôos