terça-feira, 29 de novembro de 2016

ESQUADRILHA DA FUMAÇA... SUAS CORES E AVIÕES AO LONGO DO TEMPO..

AS CORES DA ESQUADRILHA DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Sendo a segunda esquadrilha mais antiga do mundo, a conhecida mundialmente Esquadrilha da Fumaça, fez seu primeiro voo em maio de 1952, daquele ano até hoje foram mais de 3.700 apresentações no Brasil e em 21 países.

A Esquadrilha da Fumaça já tem seu nome no “Guinness Word Records” , sendo o último atingido em 2.006, quando 12 aeronaves voam juntas de dorso por 30 segundos, isto aconteceu na Academia da Força Aérea- sede da esquadrilha -  se não me engano no Portões Abertos da Afa, no qual eu estava também presente...foi show.

A Esquadrilha da Fumaça iniciou as atividades com o avião Nort American T-6 Texan, e de lá para cá já teve outros tipos de aviões, como Fouga Magister (T-24), T-25 Universal, T-27 Tucano.


No caso das pinturas houve diversas fases: a primeira fase e segunda fase com pinturas diferentes e o avião sendo o T-6, na terceira fase o T-24 Fouga, na quarta fase o T-25 Universal ( Esquadrilha recebeu o nome de Cometa Branco), na quina fase o já famoso T-27 Tucano que a gente apelidava na Afa de Avião da Coca Cola, pois tinha e tem até hoje o avião da Fanta ( T-27 usado na instrução de cadetes ( laranja e branco) e sexta fase o T-27 nas cores mais modernas.



Em março de 2013, já com 30 anos de uso, a Esquadrilha deu lugar ao A-29 Super Tucano, uma aeronave de treinamento avançado.

É um dos aviões mais modernos do mundo em sua categoria, por ter uma grande capacidade operacional, após os cadetes se formarem na AFA, fazem uma progressão natural ao A-29.
Para ser candidato a Esquadrilha da Fumaça, existe a necessidade de 1.500 horas de voo, sendo 800 delas como instrutor na AFA, ou 2 Esquadrão do 5 Grupo de Aviação em Natal, no Rio Grande do Norte, também conhecido como Esquadrão Jocker.

Por meio de um conselho operacional escolhe os oficiais mais qualificados e que apresentam perfil mais compatível a Esquadrilha.

Desta forma são escolhidos os novos Pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Com esse  “post” você Aumentou um pouco mais sobre uma das maiores Esquadrilhas da Fumaça do mundo, conhecida oficialmente dentro da Força Aérea Brasileira – como esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Bons Voos.